O cheque especial é de dois tipos: autorizado e técnico. Eles têm um efeito diferente no histórico de crédito.

Você conecta o cheque especial permitido a si mesmo, de acordo com o banco. Você pode solicitar imediatamente um cartão de cheque especial ou o banco pode oferecer esse serviço com base no seu serviço. Com esse cheque especial, você consente com o uso dos recursos do banco.

Nesse caso, o banco anunciará as condições em que os fundos são fornecidos, levando em consideração multas e possíveis consequências em caso de violação.

O cheque especial é um empréstimo de curto prazo. Os bancos oferecem esse serviço porque veem que o cliente recebe dinheiro regularmente, o que significa que, com a próxima reposição, o valor gasto será devolvido.

As informações sobre esse cheque especial são transmitidas à agência de crédito a partir do momento do primeiro uso do dinheiro do banco. Se o cliente violar as condições de pagamento do cheque especial permitido, essas informações também serão transmitidas ao BCI. Isso acontece porque você, de acordo com o banco, usa seu dinheiro. Isso é afirmado no contrato com o banco ou no contrato complementar.

O cheque especial técnico ocorre quando um cliente gasta todos os fundos de um cartão de débito e entra em menos sem a aprovação prévia do banco. Isso pode acontecer se o processamento do pagamento estiver atrasado ou se for cobrada uma taxa pelos serviços prestados pelo banco.

Em tais situações, tudo depende da política do banco e dos termos do contrato. Se o seu contrato indicar que o banco tem o direito de transferir informações para o BKI, a dívida não paga no devido tempo pode afetar seu histórico de crédito.

Muitos bancos não cobram multas pelo cheque especial que surgiu e não transmitem informações ao BKI. Mas se o pagamento não for recebido por um longo período, o banco poderá rescindir unilateralmente o contrato. Além disso, a dívida pode ser vendida a uma agência de cobrança, mas já será necessário encaminhar essas informações à BKI.

Saiba mais em Como aumentar o Score.