Chá de emagrecimento: o que pensar dos chás para perder peso?

O chá verde é reconhecido como um dos aliados mais eficazes para emagrecer. Mas essa reputação é realmente justificada? E quais são as muitas curas baseadas em chás de emagrecimento no mercado? Neste artigo, descubra algumas dicas para usar corretamente o chá para perder peso de maneira saudável e sustentável.

Benefícios do chá da perda de peso

O chá é uma bebida cheia de substâncias ativas benéficas para a saúde do corpo. Entre eles, encontramos, principalmente, teína, EGCG, catequina, taninos, polifenóis e muitas outras substâncias antioxidantes. Esta composição excepcional faz do chá a bebida de emagrecimento e saúde por excelência. Estudos recentes mostram que os bebedores regulares de chá verde têm um IMC e a circunferência da cintura mais baixos do que aqueles que não estão acostumados a beber chá. 

Por uma boa razão, o chá para perda de peso é interessante em vários níveis. Primeiro de tudo, é uma bebida diurética que promove a eliminação renal da água e impede a retenção de água nos tecidos. A teína, ou cafeína, encontrada no chá estimula o metabolismo e promove a queima de gordura no corpo. Esta última ação é reforçada pela presença de antioxidantes. As catequinas, em particular, permitem uma melhor distribuição de gorduras no corpo e estimulação da produção de noradrenalina, ideal para aumentar o gasto energético diário. Além disso, o chá naturalmente aumenta a vitalidade e o nível de energia, promovendo a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos.

O que é um chá de emagrecimento?

Chá de emagrecimento é um pouco diferente do chá verde clássico. De fato, chamamos de misturas de chás para emagrecer que contêm uma ou mais substâncias ativas conhecidas por seu efeito emagrecedor. Nesta categoria, encontramos chá de desintoxicação, chá para queima de gordura, chá para estômago liso ou chá para suprimir o apetite. 

Assim, cada uma dessas misturas é suplementada com plantas secas ou ingredientes ativos benéficos. No chá de desintoxicação, podemos encontrar extratos de guaraná, spirulina ou bétula. O chá que queima gordura, por outro lado, geralmente contém ingredientes ativos como guaraná, gengibre ou até frutas vermelhas. Na realidade, existem centenas de receitas e fórmulas muito diferentes entre si. 

Além disso, há cada vez mais curas de emagrecimento baseadas no chá, destinadas a perder peso, seguindo um programa em que o chá tem um lugar especial. Muitas vezes, essas curas duram cerca de trinta dias e consistem em beber de 1 a 4 xícaras de chá de emagrecimento por dia.

Uma boa maneira de emagrecer é usar o Sinelim.

Beber chá verde para perder peso: é realmente eficaz?

Os benefícios do chá para perda de peso são inegáveis. O chá de qualidade pode ser um aliado precioso para perder peso, combater a retenção de água e promover a queima de gordura. No entanto, para isso, é necessário escolher um chá natural e de alta qualidade. Recomendamos a escolha de um chá orgânico a granel e respeitando os tempos de infusão indicados pelo fabricante. 

Por favor, note que o chá não é uma cura milagrosa para perda de peso. Seu consumo é de interesse apenas se estiver integrado a uma dieta saudável e variada. Sem um estilo de vida saudável, o chá para perda de peso tem relativamente pouco interesse. Para um efeito ideal, escolha uma dieta que dê lugar de destaque às plantas sazonais, grãos integrais, proteínas magras e ácidos graxos essenciais. 

Finalmente, o chá para perda de peso deve ser consumido com moderação. Recomenda-se não exceder 3 xícaras por dia devido ao teor de cafeína que pode perturbar o sono e causar distúrbios no ritmo cardíaco. Além disso, o chá deve ser consumido fora das refeições, porque os taninos que ele contém interferem na absorção adequada de ferro dos alimentos.

Receita de chá de queima de gordura de gengibre e canela

Aqui está uma receita para o chá de queima de gordura feito com canela e gengibre. Os ingredientes deste chá adelgaçante têm efeitos positivos na digestão e promovem a eliminação de toxinas pelos órgãos. 

Para 1 pessoa 

  • 200 ml de chá verde de qualidade 
  • 1 cm de raiz de gengibre ralada 
  • 1 pau de canela de Ceilão 
  • 5 g de mel de qualidade 

Preparação 

  1. Para fazer este chá com queima de gordura, basta infundir seu chá em água fervente, seguindo as instruções do fabricante. 
  2. Em uma xícara, coloque o mel, a canela e o gengibre ralado. Depois de pronto, despeje o chá de emagrecimento na xícara e misture antes de provar quente.

Receita de chá verde gelado com limão para perder peso

O chá gelado é uma ótima maneira de levar o seu chá verde emagrecedor com você para todos os lugares e beber mais facilmente todos os dias. Os ingredientes desta receita ajudam a queimar gordura e eliminar toxinas. 

Para 500 ml de chá verde de emagrecimento gelado 

  • 500 ml de chá verde 
  • Suco de limão não tratado + 2 fatias
  • 50 g de groselhas ou mirtilos 
  • 1 colher de chá. mel de qualidade 

Preparação 

  1. Para fazer esta receita de chá verde para perda de peso, primeiro dilua o mel no chá quente. 
  2. Em uma jarra, coloque o suco de limão, as passas de Corinto lavadas e as fatias de limão. Despeje o chá quente com mel e deixe esfriar completamente antes de colocar na geladeira por no mínimo 4 horas. Este chá de emagrecimento pode ser consumido com cubos de gelo para obter ainda mais frescor.
Leia também:  8 melhores exercícios de perda de peso